O Instituto Sergio Motta é um centro de projetos e debates voltados ao uso criativo da tecnologia e à inovação. Efetiva ações que unem as tecnologias de telecomunicação com o setor cultural e social, fazendo com que essas novas tecnologias ajudem no desenvolvimento da sociedade, em consonância com as exigências do nosso tempo.
SERGIO MOTTA
Sergio Roberto Vieira da Motta nasceu em 26 de novembro de 1940, em São Paulo. Formou-se engenheiro industrial em 1967, no efervescente período político brasileiro. Empresário, gestor público, amante da cultura e das artes, sua última obra foi a reforma das telecomunicações, quando promoveu a atualização do Brasil nesse importante setor do mundo contemporâneo.
INICIATIVA PRIVADA
Sergio Motta sempre atuou como empresário na área de engenharia e consultoria técnica. Logo após a graduação, trabalhou em algumas empresas de Planejamento até que, em 1973, torna-se sócio da empresa Hidrobrasileira S/A (Engenharia e Consultoria Técnica), onde trabalhou até a venda da empresa, em 1994, dirigindo projetos principalmente nas áreas de transporte e infra-estrutura de saneamento.
Vida Pública
Em 1980, Sergio Motta se afasta temporariamente da Hidrobrasileira e assume, entre 1980 e 1984, a empresa Coalbra (Coque e Álcool da Madeira S/A), uma fábrica experimental de extração de álcool da madeira, implantada em Uberlândia(MG).
Entre 1984 e 1987, Sergio Motta assume a vice-presidência executiva da Eletropaulo (Eletricidade de São Paulo S/A). Em 1994, coordena a campanha presidencial vitoriosa de Fernando Henrique Cardoso. De 1995 até 19 de abril de 1998, quando falece, esteve à frente do Ministério das Comunicações.
Em 1995, quando inicia seus trabalhos, a área das telecomunicações sofria de grande atraso tecnológico e baixo investimento. O País corria o risco de ficar de fora, pelo atraso tecnológico, da evolução de um dos setores mais importantes do mundo contemporâneo. Em três anos, Sergio elaborou e concretizou a maior revolução na área, elevando em muito o acesso da população a esses serviços, bem como trazendo para o Brasil enorme volume de investimento em telecomunicações.
INSTITUTO SERGIO MOTTA (ISM)
Um ano apos sua morte é fundado o Instituto Sergio Motta, um centro de projetos e debates com a vocação de atuação na sociedade civil, expressando o uso criativo das tecnologias e na difusão de inovações.
O Instituto Sergio Motta é uma entidade independente do Estado e de partidos políticos. Sua missão é realizar ações, apoiadas na qualidade das relações humanas, que contribuam efetivamente para o desenvolvimento nacional em sua múltiplas e diversas formas de expressão.
O grande diferencial do Instituto Sergio Motta é fazer tudo isso unindo as novas tecnologias de telecomunicações – área de atuação do seu “patrono” Sergio Motta – com o setor cultural e social, fazendo com essas novas tecnologias ajudem no desenvolvimento da sociedade.
Na articulação entre cultura, sociedade e novas tecnologias, o Instituto tem realizado uma série de iniciativas que estão em consonância com as exigências do nosso tempo. Os desafios hoje indicam um nova categoria de ação, que convoca a mobilização de coletivos para que haja uma real possibilidade de avanço da sociedade. A mobilidade social torna-se um elemento estratégico para ativas as redes de relações envolvidas em cada questão que se apresenta.
CONHEÇA ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROJETOS REALIZADOS PELO INSTITUTO SERGIO MOTTA DESDE 2000:
Semana Sergio Motta
Palestras, debates e encontros sobre temas de interesse do Instituto. Foram realizadas seis edições entre 2000 e 2005, com aproximadamente 30 fóruns e painéis, apresentação de 50 palestrantes e 4.500 participantes. Os principais temas debatidos foram: Tecnologia e Reforma das Telecomunicações, Globalização e Exclusão Social, Bases para um Desenvolvimento Econômico Sustentado e Cenários Eleitorais. E entre os diversos palestrantes estavam Renato Guerreiro, Ethevaldo Siqueira, Gilberto Dupas, Milú Villela, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Gesner de Oliveira e Roberto Gianetti da Fonseca.
Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia
Criado em 2000, é uma ação de fomento da criação artística brasileira em mídias eletrônicas e digitais. No Brasil e internacionalmente tem estabelecido parcerias com instituições como Museu Reina Sofia (Espanha) e o ZKM (Alemanha). O ISM também usa recursos da Internet, como o Blog, o canal de vídeos YouTube e o canal de imagens Flickr. Nesses canais on-line, são realizadas exposições virtuais, possibilitando que os trabalhos artísticos em mídias digitais alcance diferentes públicos. Paralelamente a esse trabalho, são desenvolvidos projetos voltados à prospecção e à difusão de novos talentos, como o Festival Conexões Tecnológicas e as Oficinas Territórios Recombinantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário